COMO FUNCIONA UMA BOMBA ATÔMICA? - Tudo que você precisa saber!

Como funciona uma bomba atômica

Se as bombas atômicas que atingiram as cidades japonesas, Hiroshima e Nagasaki, fossem lançadas hoje, com a tecnologia atual e os recursos modernos, elas provocariam um estrago tão grande quanto o que aconteceu em 1945, e seriam capazes ate mesmo de destruir todo Japão.

71 anos após o ataque, o pais ainda sofre com as consequências da radiação nuclear, o numero de vitimas com problemas de saúde por causa disso, ja ultrapassou 250 mil.

Apesar dessa tragédia, a indústria nuclear continuou se desenvolvendo, pesquisadores estão em busca por novos ativos químicos e também estão desenvolvendo novas pesquisas, para a produção de energia nuclear.

So que isso também nos preocupa, afinal, quem não se lembra do maior acidente nuclear da historia? em "Chernobyl"?

Pois é, o homem, ainda não conseguiu compreender que manipular a química e a física, é importante, mas também representa um enorme risco para a humanidade.

Os estragos que uma bomba atômica pode causar, são incontáveis, aliás, Você sabe como funciona a bomba atômica? e como as mesmas são hoje em dia se comparados as primeiras bombas? vamos ver isso agora!

Primeiro, a gente precisa conhecer a diferença entre os dois tipos de bomba que existem, a bomba convencional, como as que destruíram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945, e a terrível e destruidora bomba de hidrogênio, 6 mil vezes mais poderosa que a outra.

BOMBA ATÔMICA CONVENCIONAL

bomba atômica convencional

Na bomba atômica convencional, uma carga de dinamite, faz com que átomos de Urânio, ou de plutônio, se rompam, formando assim, uma fissão nuclear. Na bomba de Hiroshima, o material que sofreu a fissão, era o, Urânio 235, essa enorme explosão, produz uma bola de fogo brilhante, com uma temperatura elevadíssima de 1 milhão de graus célsius, mais quente, do que a superfície do sol.

Esse ar quente, incendeia e derruba praticamente tudo pelo caminho, e isso, em questão de segundos, a luz emitida pode cegar qualquer pessoa, mesmo que ela esteja a quilómetros de distância, e a ventania provocada pela explosão, pode alcançar até Mil quilómetros por hora (1000km/h).

A detonação de uma bomba atômica, emite radicações extremamente nocivas, e podem causar terríveis consequências na saúde das pessoas, como anemia, hemorragia, náusea, catarata, cancer, além do nascimento de bebês doentes e deformados.

A bomba apelidado de "Little Boy", lançada em Hiroshima, funcionava como um revolver gigante, ela carregava o elemento químico, Urânio 235, e quando os átomos se chocavam, seus núcleos se quebravam, e isso resultou em uma imensa carga de energia e radiação.

Bomba atômica Little Boy

Já a bomba chamada de "Fat Man", lançada sobre Nagasaki, tinha como carga explosiva o elemento químico, plutônio, o espaço dentro da bomba, era cercado por explosivos, e quando eles explodiam, comprimiam o plutônio, e causavam uma carga de radiação e energia ainda maiores.

Bomba atômica Fat Man

A bomba de Hiroshima, era medida por Kilo toneladas, e isso equivale á 13,5 mil toneladas de TNT.

Na bomba de Nagasaki, a potência nuclear, já equivale á 22 mil toneladas do explosivo.

Só que hoje, com a produção de bombas muito mais potentes, o termo utilizado é, mega tonelada, algumas possuem a potência de 9 Megatons, e isso equivale a quase 700 bombas iguais, a de Hiroshima.

Sabe porque as pessoas ainda conseguem viver nas cidades Japonesas apesar de toda radiação que se espalhou pelo lugar? É porque as bombas explodiram antes de tocar no chão! Elas foram projetadas para explodir ainda no ar, assim, aumentava o efeito de destruição, e diminuía o efeito radiativo, só que apesar de ser extremamente perigosa, esse tipo de bomba convencional, ainda não consegue ultrapassar o poder destrutivo de uma bomba atômica de hidrogênio.

BOMOBA ATÔMICA DE HIDROGÊNIO

Bomba de Hidrogênio

Os detalhes da fabricação, ainda são um tremendo segredo, mas oque já foi estudado por físicos e químicos, é que a montagem dessa bomba, ocorre dentro de uma bomba de Urânio ou plutônio, a quantidade de elementos da construção dessa bomba, é o que determina sua potência, mas, de acordo com alguns pesquisadores, calcula-se que a bomba de Hidrogênio libere cerca de 1000 vezes mais energia, do que a convencional.

E acredite, esse tipo de bomba já foi testada uma vez, em 1961, a antiga união soviética detonou uma bomba chamada "Saar bomb", hoje mais conhecida como "Big Ivan", a sua potência explosiva foi medida por, 50 milhões de toneladas de TNT, o equivalente a quase 3 Mil bombas iguais a de Hiroshima, e isso é porque os soviéticos preferiram testar uma capacidade explosiva menor, pois, a ideia inicial, seria explodir quase 100 milhões de toneladas de TNT, você consegue imaginar o tamanho da destruição que isso causaria se fosse lançada em um pais?

Atualmente, estima-se que existam, 17 mil armas nucleares no mundo, e o poder delas, esta concentrada nas mãos dos Estados Unidos da América, e da Rússia, mas outras potências também possuem armamentos desse tipo, nomeadamente, Reino Unido, França, Israel, Paquistão e India, estes estão entre os países com maior produção e concentração de armas nucleares do mundo.

Albert Einstein, temia que tecnologia nuclear fosse rapidamente alcançada por Adolf Hitler, e por isso ele escreveu uma carta para o presidente os Estados Unidos, Franklin Roosevelt, dizendo que era possível a construção da bomba atômica, após a tragédia, de Hiroshima e Nagasaki, Einstein, viveu atormentado com o poder de destruição, que ele, ajudou a criar!


O que achou dessa matéria? considere permitir as notificações do blog para não perder as próximas matérias.

Postar um comentário

0 Comentários